by cesarsatori
“Diz que é anarquista, mas tá aí usando um computador!”
“Diz que é socialista, mas tem Iphone!”
“Diz que é comunista, mas não passa um dia sem o joguinho!”
Quem nunca ouviu uma dessas falácias?
Quando falamos em socialismo, logo imaginam uma sociedade precária, sem tecnologia, citam Cuba, como se eles fossem os grandes culpados, ignorando totalmente o embargo econômico, quando falamos em anarquismo então, as pessoas logo associam à pré-história, mas não fazem nem ideia dos trabalhos científicos e desenvolvimento tecnologia que ocorreram na Espanha durante os 3 anos em que grande parte dela viveu em completa anarquia! Mas primeiro de tudo, para desmentir essa falácia, precisamos analisar se o capitalismo está mesmo desenvolvendo o máximo do potencial humano, temos mesmo em nossas mãos, “tecnologia de ponta”?
Hoje inventam um computador e 1 ano depois ele já está desatualizado, isso não se dá a toa, mesmo que eles tenham tecnologia para um computador melhor, eles seguram, para conseguir ir lucrando. É desejado pelas empresas que seus objetos sejam descartados e que estraguem rápido, isso gera lucros (e lixo também). Vivemos num mundo onde as coisas não são feitas para durar e onde poucos podem ter acesso a determinados tipos de tecnologia.
Outro ponto é a cultura, fomos culturalmente adestrados para desejar sempre algo novo e enjoar rápido do que temos. Numa sociedade libertária, não haveria tanta necessidade de explorar a matéria prima, pois estaríamos mais satisfeitos com o que temos, o que temos não iria estragar tão rápido e teria uma qualidade muito melhor e tecnologia de ponta, sempre! Menos lixo, mais tecnologia, menos impacto ambiental. Quem foi que disse que esses “ecochatos” estão contra o desenvolvimento tecnológico?
Em outras palavras, você que pensa que comunismo/anarquismo deveria negar a tecnologia e tem “medo” desses ideais porque acha que vai ficar sem seu computador ou videogame, não sabe de nada inocente! Não são os lucros que icentivam o desenvolvimento tecnológio, nem a rivalidade entre as empresas, o desenvolvimento tecnológico já estava acontecendo muito antes disso tudo existir, quando o homem esfregou dois gravetos e fez fogo, ele estava desenvolvendo tecnologia e assim continuou fazendo e sempre continuará, faz parte da nossa natureza criar ferramentas, buscar respostas e modificar o meio para ter uma vida mais confortável.
É o capitalismo que está contra a tecnologia, são os lucros que ao invés de adpatar o meio para nosso conforto, estão destruíndo esse meio para o luxo de uns poucos! Lembre disso quando precisar trocar de celuar, ou quando seu computador novinho quebrar, lembre disso quando sair um videogame que custa mais de 4 paus. Quando os recursos estiverem se esgotado, quando as fontes de água secarem, quando cidades inteiras ficarem sem energia elétrica, ou quando você perder seu emprego e precisar viver em algum lugar na periferia, sem saneamento básico, sem internet e qualquer “preivilégio”, daí nós veremos qual é o sistema que nos conduzirá de volta para a pré-história!
https://mail.google.com/mail/u/0/#inbox/145d83b23fd312ee