Sem política de prevenção, Brasil é 4º em mortes por acidentes de trabalho
Segundo Ministério do Trabalho e Emprego, existem cerca de 2,6 mil auditores para fiscalizar todas as empresas do país. Além dos óbitos, falta de política de prevenção leva a casos de fraturas, luxações e amputações.
(1’08” / 268 Kb) – O Brasil é o quarto país em número de mortes por acidentes de trabalho. A cada hora ocorrem três acidentes de trabalho no país, de acordo com dados do Ministério da Previdência Social.
As ocorrências estão principalmente ligadas à falta de política de prevenção, que leva a fraturas, luxações e amputações. Entre os afastamentos do local de trabalho, são mais frequentes os casos de lesões por esforço repetitivo e transtornos mentais e comportamentais ocasionados por estresse e ansiedade.
A questão foi debatida em audiência realizada na semanada passada na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados. Um dos pontos colocados no encontro foi o baixo número de auditores fiscais do trabalho.
Segundo o presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais do Trabalho na Bahia, Carlos Roberto Dias, apesar da alta ocorrência de acidentes, “existem pelo menos mil [auditores de trabalho] a menos do que o necessário no país”.
Levantamento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) aponta que existem cerca de 2,6 mil auditores para fiscalizar todas as empresas do país.
De São Paulo, da Radioagência , Daniele Silveira.
10/07/14
* Com informações da Agência Brasil
http://www.brasildefato.com.br/audio/sem-pol%C3%ADtica-de-preven%C3%A7%C3%A3o-brasil-%C3%A9-4%C2%BA-em-mortes-por-acidentes-de-trabalho